Olhando nossas origens nossos biomas ( IV... | Sal da Terra Luz do Mundo

Facebook Twitter



Olhando nossas origens nossos biomas ( IV )


Ana Lúcia Vasconcelos


Olhando nossas origens   nossos biomas ( IV )

   Para começar olhando as origens do lugar onde vivemos, por exemplo, em Campinas estamos dentro da Mata Atlântica, e Cerrado  sendo que temos aqui perto de nós em Campinas, temos a Mata Santa Genebra, que pertenceu ao Barão Geraldo de Rezende no final do século XIX  e era considerada uma fazenda modelo na produção de café. No final do século XX a Fazenda foi leiloada e passou a ser administrada por José Pedro de Oliveira , cuja viúva doou parte da mata para o município de Campinas com o desejo que fosse preservada. Em 1985 foi declarada Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) e em 1992 o local foi tombado como Patrimônio Natural pelo Conselho de Defesa do Patrimônio  Artístico e Cultural de Campinas (CONDEPACC).

A gestão da ARIE Mata Santa Genebra é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira, a Prefeitura de Campinas e o Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio) órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Refugio para  varias espécies de animais e plantas a Mata Santa Genebra é considerada de extrema importância já que abriga algumas sob risco de extinção como o gato do mato pequeno  e onça parda. Foram ainda  identificadas 317 espécies de vertebrados silvestres, 17 espécies de anfíbios, 36  de répteis, 214 de aves e 50 espécies de mamíferos. A flora é classificada como remanescente da Mata Atlântica, que anteriormente possuía a maior área de cobertura do Estado de São Paulo e hoje é uma das mais devastadas do pais. A Mata Santa Genebra totaliza uma área de 251,77 hectares sendo o maior “ fragmento de mata nativa de Campinas e abrigada cerca de 660 espécies nativas e plantas, algumas sob risco de extinção no país como a palmeira-juçara e a canela –sassafrás. Ha ainda na MSG um borboletário que foi criado em 2000  em função das grande variedade de borboletas – mais de 700 espécies.

 Preocupada com educação ambiental a Fundação José Pedro de Oliveira  como caminho para retomar, alicerçar, dar significado novo à nossa relação com a natureza, nossa integração com o meio em que vivemos para preservá-lo , promove atividades educativas como visitas monitoradas abertas à comunidade, visita monitorada de escolas e entidades, a Turma do Verde e Ecoférias. Os passeios abertos a população acontecem no ultimo domingo de cada mês das 9h as 12h, são monitoradas e devem ser agendadas com uma semana  de antecedência. Já os grupos organizados precisam combinar através do  contato pelo site:www.santagenebra.org.br. Pessoalmente acredito que esta Campanha da Fraternidade seja tarefa de uma vida, ou do que resta de nossas vidas, já que estamos falando de um assunto sério e premente que é a sobrevivência dos seres humanos no planeta. Acredito que, se de fato, colocarmos em pratica grande parte dessas propostas, poderemos mudar o rumo das coisas  e promover  grandes mudanças de mentalidade na grande maioria das pessoas , ainda muito alheias a esta problemática. Vamos ajudar a salvar o planeta? Esta é uma tarefa de todos mas especialmente dos cristãos!

  Para saber mais

http://agenciaterrabrasil.blogspot.com.br/2012/01/reserva-florestal-mata-santa-genebra.html    

 

Para saber mais  sobre biomas

 

http://ims.com.br/ims/visite/exposicoes/o-mapa-de-von-martius

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia13.php

http://www.suapesquisa.com/geografia/biomas_brasileiros.htm

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/biomas-brasileiros.htm

http://www.ebc.com.br/infantil/voce-sabia/2014/08/voce-sabe-quais-sao-os-biomas-brasileiros

http://www.florestal.gov.br/snif/recursos-florestais/os-biomas-e-suas-florestas        

 


postado em Artigos

Veja outros textos do Autor

Como usar o Sangue Redentor de Cristo

A conversão passa pela cruz

A importância da Missa e da Eucaristia

Páscoa é Passagem para a Vida

Visita Pastoral de Dom Bruno Gamberini ao Primeiro Bloco da Forania Nossa Senhora do Rosário

Visita a Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Visita a paróquia de Cristo Rei Dia 18 e junho de 2008

Visita de Dom Bruno a Paróquia de São Paulo Apóstolo

Visita de Dom Bruno a paróquia Nossa Senhora das Graças

Visita a paróquia de Nossa Senhora de Lurdes

Encerramento da visita pastoral de Dom Bruno

É possível batizar as crianças abortadas

Encontro com os Catequistas na Paróquia Cristo Rei

E Deus criou o Paraíso (I)

Biomas do planeta e biomas brasileiros (II)

Cultivar e guardar a criação (III)

ERRO