Encerramento da visita pastoral de Dom... | Sal da Terra Luz do Mundo

Facebook Twitter


2016-08-09


Encerramento da visita pastoral de Dom Bruno


Ana Lúcia Vasconcelos


Encerramento da visita pastoral de Dom Bruno

 

O encerramento da visita pastoral de Dom Bruno aconteceu no domingo, dia 22 de junho com a celebração da Santa Missa na Igreja Nossa Senhora de Lurdes concelebrada pelo padre Paschoal Brasilino Canoas, pároco, que teve como ponto alto o Sacramento da Crisma ministrado a doze adultos da paróquia. O padre Canoas iniciou agradecendo a presença e participação de todos e especialmente o trabalho de Dom Bruno Gamberini nesta semana da Visita Pastoral às paróquias do Primeiro Bloco da Forania Nossa Senhora do Rosário. Dom Bruno Gamberini saudou e agradeceu a todos os participantes deste evento nomeando as cinco paróquias visitadas: Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Paróquia Cristo Rei, Paróquia São Paulo Apóstolo e Paróquia Nossa Senhora das Graças e ressaltando que a presença dos doze crismandos nesta celebração Eucarística, era um marco a ser registrado nesta cerimônia de encerramento.

As leituras do dia foram: 1ª. Leitura (Jr. 20,10-13); Salmo (68); 2ª. Leitura (Rm 5,12-15) e O Evangelho do 12º. Domingo do Tempo Comum, Ano A, (Mt 10, 26-33) .Na homilia Dom Bruno fez um balanço das visitas pastorais realizadas em 2007 e 2008 registrando as que ainda vai fazer para cobrir toda a Arquidiocese projetadas para terminar até o final de 2008 .Destacou os cinco temas ministeriais que foram discutidos e os estudos sobre a Catequese rememorando as comemorações dos cem anos da arquidiocese iniciada no dia 7 de junho de 2008 e reafirmando que se pelo Batismo celebramos vida nova somos novas criaturas no amor de Jesus para evangelizar.
Chamou os doze crismandos que iam receber agora os dons do Espírito Santo e os orientou para que acendessem suas velas no Círio Pascal-luz de Cristo para os cristãos, marcados na aliança com Deus para sempre em nossa história de vida. “Receba a luz de Cristo e leva a luz de Cristo para seus irmãos!” Feita a oração de renúncia ao pecado, falhas humanas prosseguiu a cerimônia com a oração do Credo e os crismandos foram orientados para levaram as velas e Dom Bruno Gamberini professou a Oração da Crisma:“ Vinde Espírito Santo sobre todos nós.”Em seguida elevou a mão direita e orou sobre os crismandos depois sobre cada um individualmente ungindo-os com o Óleo Santo e traçando sobre suas testas o sinal da cruz. Como manda o rito da Crisma os padrinhos dos crismandos os acompanhavam com a mão direita sobre seu ombros.
Após a celebração Dom Bruno Gamberini invocou o nome de nossa Mãe Maria Santíssima e deu a Bênção Final. A lembrança da Crisma foi entregue aos crismados pelo Pe. Paschoal Brasilino Canoas, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. E finalmente nosso arcebispo participou de uma confraternização no Salão Paroquial e como sempre simpático e afável.

 

 

 


postado em Artigos

Veja outros textos do Autor

Como usar o Sangue Redentor de Cristo

A conversão passa pela cruz

A importância da Missa e da Eucaristia

Páscoa é Passagem para a Vida

Visita Pastoral de Dom Bruno Gamberini ao Primeiro Bloco da Forania Nossa Senhora do Rosário

Visita a Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Visita a paróquia de Cristo Rei Dia 18 e junho de 2008

Visita de Dom Bruno a Paróquia de São Paulo Apóstolo

Visita de Dom Bruno a paróquia Nossa Senhora das Graças

Visita a paróquia de Nossa Senhora de Lurdes

É possível batizar as crianças abortadas

Encontro com os Catequistas na Paróquia Cristo Rei

E Deus criou o Paraíso (I)

Biomas do planeta e biomas brasileiros (II)

Cultivar e guardar a criação (III)

Olhando nossas origens nossos biomas ( IV )

ERRO