Visita Pastoral de Dom Bruno Gamberini ao Primeiro Bloco da Forania Nossa Senhora do Rosário ... | Sal da Terra Luz do Mundo

Facebook Twitter


2016-02-02


Visita Pastoral de Dom Bruno Gamberini ao Primeiro Bloco da Forania Nossa Senhora do Rosário


Ana Lúcia Vasconcelos


Visita Pastoral de Dom Bruno Gamberini ao Primeiro Bloco da Forania Nossa Senhora do Rosário

 

Para comemorar os cem anos da Arquidiocese de Campinas Dom Bruno Gamberini não quis construir um monumento de pedra, ouro, prata ou de bronze ou mesmo de ferro para ser colocado numa praça e ficar para a posteridade. Não, pensou em coisas mais espiritualizadas e que teriam um valor imperecível. Optou por construir três monumentos: o primeiro feito da Fé e para tal providenciou a impressão de cem mil Bíblias que estão sendo vendidas a um preço acessível para serem compradas por quem não tem, para serem doadas e para incentivar a leitura das Sagradas Escrituras em todas as paróquias, grupos de quarteirão, grupos de estudos bíblicos, enfim para que cada pessoa possa ter sua Bíblia. Alias isso foi possível, conforme ele mesmo explica em vários textos divulgados, porque a Arquidiocese conseguiu uma edição própria da Editora Paulus. 
O segundo Monumento que ele pensou foi o da Esperança. Como a Arquidiocese de Campinas foi constituída como Igreja, como Diocese no ano de 1908, mais exatamente no dia 7 de junho de 1908, ele iniciou no dia 7 de junho de 2007 as comemorações do Centenário com a Festa de Corpus Christi e no dia 7 de junho de 2008 a data foi celebrada com quatro ordenações presbiteriais- quatro novos sacerdotes: Diáconos Alexandre Souza e Silva de Moura, Dalmírio Djalma do Amaral, Leonardo Henrique Piacente e Valter Del´Acqua cuja missa de ordenação aconteceu na Nossa Senhora Auxiliadora, às 9 horas da manhã. “Que alegria para o coração do Bispo! Que alegria para o coração de todos nós porque vamos ter mais quatro padres para trabalhar em nossa Diocese”. 
E como parte deste Monumento mais um evento - foram criadas duas novas paróquias na Arquidiocese por Decreto assinado no dia 17 de maio de 2008: São Pio X e Santo Afonso Maria de Ligório, desmembradas da Paróquia Jesus Cristo Libertador. No dia 5 de junho de 2008, às 19.30h Dom Bruno Gamberini, presidiu a Celebração Eucarística na Comunidade Santa Cruz para instalação da Paróquia São Pio X, em homenagem e reconhecimento ao Papa que criou a Diocese de Campinas pela Bula Dioecesium nimiam amplitudinem, no dia 7 de junho de 1908. A nova Paróquia tem nove Comunidades e está localizada na Rua Eudes Batista Ribeiro, s/n, Jardim Santa Rosa e terá como pároco o padre Edivaldo Afonso Siscari. 
Já a Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, também desmembrada da Paróquia Jesus Cristo Libertador, será instalada no dia 1º. de agosto de 2008, com onze comunidades sendo sua sede a Comunidade Jesus de Nazaré, localizada na Rua José Bressani, 86, Parque Itajaí II tendo como pároco o padre Antônio Carlos Barreiro (CSSR). Agora a Paróquia Jesus Cristo Libertador passa a ter oito Comunidades estando sediada na Comunidade Dom Oscar Romero, que fica na Rua Lazar Segal, 236, no Jardim Florence I. Seu pároco é o padre Dalmírio Djalma do Amaral, ordenado Presbítero no dia 7 de junho de 2008.
Finalmente o terceiro Monumento que ele quer construir: o da Caridade. A Arquidiocese vai comprar com a ajuda de todas as comunidades, uma casa no centro de Campinas para abrigar moradores de rua, os marginalizados, aquelas pessoas que estão jogadas nas ruas, nas praças, bêbados, sujos e que ficará a cargo dos irmãos da Toca de Assis, família religiosa nascida aqui na cidade que já tem o carisma de cuidar desses irmãos.
Como parte das comemorações Dom Bruno deliberou visitar todas as paróquias da Arquidiocese até o final do ano de 2008 que estão reunidas em oito foranias-cinco da região de Campinas e três da região Norte-Sul. São elas: Santa Cruz, Bem Aventurado José de Anchieta, Cristo Rei, Santos Apóstolos, Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Rosário, e Bom Pastor. Em 2007 ele esteve nas Foranias: de Santa Cruz que inclui as paróquias de Valinhos e Vinhedo, na Forania do Bem Aventurado José de Anchieta que tem Monte Mor, Elias Fausto e Cardeal ,na Forania de Cristo que inclui Sumaré, Hortolândia e Paulínia e na Forania dos Santos Apóstolos em Campinas. Em 2008 as visitas começaram em fevereiro e ele esteve na Forania Coração de Maria, na Forania Nossa Senhora Aparecida e na Forania de Nossa Senhora do Rosário Primeiro Bloco. No segundo semestre a partir de agosto Dom Bruno Gamberini estará no segundo bloco Forania de Nossa Senhora do Rosário e nas três partes da Forania do Bom Pastor.



Reunião inicial para 
definição dos ministérios

A coordenação dos trabalhos orientada pela Arquidiocese e os coordenadores de pastorais e representantes das paróquias nas Foranias se reuniram para elaborar um documento com as atribuições de cada Ministério, atividades desenvolvidas e questões que deviam ser respondidas por cada comunidade com um balanço de suas atividades, atuações, problemas a serem sanados, mudanças a serem feitas. Chegou-se então a definição de cinco Ministérios: Ministério da Palavra, Ministério da Liturgia, Ministério da Caridade, Ministério da Coordenação, Ministério da Administração, seus objetivos e atividades. Cada Ministério recebeu questões que seriam respondidas pelos coordenadores.
O Ministério da Palavra que tem por foco a Missão Evangelizadora da Igreja e toda a formação necessária para se viver e anunciar a palavra de Deus e envolve: Catequese/ Eucarística e Crisma/ Iniciação Cristã de Adultos/Batismo/Contadores de Histórias, Missa das Crianças /Perseverança/ Equipe de Serviço de Acolhimento aos Noivos/Comunicação/Pastoral Familiar/Jovens/PASCOM/Pastoral Vocacional. As questões que as equipes responderam foram referentes à Palavra e à Formação Cristã Permanente: 1. A Palavra está sendo bem proclamada? 2. As homilias do padre, diácono, ministros estão encarnadas na realidade da vida? 3. O anuncio da Palavra de Deus tem provocado mudanças e transformações na vida pessoal, familiar, comunitária e social?As questões referentes à Formação Cristã Permanente foram; 1. Existe na paróquia o incentivo a leitura da Bíblia ou estudos bíblicos? 2.Há incentivos para pequenos grupos de vivencia cristã? 3. Há serviços para os jovens nas escolas. Para os catequistas de Batismo, Crisma, Iniciação de Adultos foram feitas perguntas especificas: 1. O ministério da catequese na paróquia está se organizando conforme orientação do Diretório nacional da Catequese?2.O que está faltando para que isso aconteça?3.Como você pode ajudar?

O Ministério da Liturgia que envolve: Equipes de Liturgia de cada missa e todos os serviços/ Coordenadores, leitores, comentaristas, músicos, acólitos, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística/ Ministro das Exéquias /Grupo de Canto das Missas responderam as seguintes questões:1. Na paróquia é a assembleia que celebra sob a presidência do Ministro Ordenado? 2. Como favorecer a formação de pessoas que exercem diversos ministérios (leitores, acólitos, equipes litúrgicas, animadores? 3. Como a Paróquia valoriza a celebração dos tempos litúrgicos e a espiritualidade e atitudes próprias de cada tempo?

O Ministério da Caridade composta pelas equipes: Pastoral da Saúde/Solidariedade/ Bazar Beneficente/ Alfabetização de Adultos/Capoeira/ Ginástica/Equipe de Eventos teve as questões foram: 1 Como está a vivencia da fraternidade na paróquia?Há constante atenção para servir os pobres, excluídos e necessitados?2. Nosso serviço pastoral alimenta a espiritualidade no exercício da caridade?De que forma?3.o exercício de nossa caridade tem conduzido os cristãos à participação na vida política?Em que aspectos podemos constatar esse compromisso?3. Qual a sensibilidade cultivada para com os direitos humanos?

O Ministério da Coordenação que se compõe das equipes: CPP- Secretaria/ Coordenadores das Equipes de Pastorais e tem por foco a prática da comunhão e participação nas atividades em toda a vida da Igreja e cuja função é criar espaço para a integração dos irmãos e irmãs na vida da comunidade, dons e carismas que são comunicados pelo Espírito Santo a serviço da Igreja responderam as questões: 1. As nossas coordenações são espaços de comunhão e participação e corresponsabilidade na condução da Igreja?2. Estão auxiliando a Igreja a caminhar atenta aos desafios de nossa sociedade? 3. Buscam a unidade com a igreja arquidiocesana?4. Percebem-se alguns sintomas contrários: autoritarismo, acúmulos de funções, falta de agentes, decisões não compartilhadas, centralização das decisões, sobrecargas de alguns diante do comodismo de muitos? 5. Há pessoas apegadas ou obcecadas a cargos e funções como donos da mesma função que exercem?

O Ministério da Administração que compreende as equipes: Conselho de Assuntos Econômicos/pastoral do Dizimo/Tesouraria/Futebol de Adultos e tem por foco o cuidado do rebanho de Deus que foi confiado a cada padre, comunidade de forma a desempenhar com generosidade e responsabilidade na administração dos bens em vista da missão da Igreja. Envolve as pastorais ou serviços: Conselho de Assuntos Econômicos /Pastoral do Dizimo/Tesouraria/ Futebol de adultos.


Reunião dos ministérios 
com avaliação de atividades


Em seguida, e este foi o primeiro passo, cada Ministério se reuniu nas paróquias e elaborou relatórios em resposta a essas perguntas. Na sequência os representantes das paróquias nas Foranias se reuniram para elaborar um documento único que seria enviado ao bispo Dom Bruno. De posse deste relatório final ele se reuniu com representantes dos diversos ministérios das Foranias para avaliação do documento e propor diretrizes para o prosseguimento dos trabalhos. Estamos relatando aqui a visita de Dom Bruno ao Primeiro Bloco da Forania de Nossa Senhora do Rosário composta pelas paróquias: Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Lourdes, São Paulo Apóstolo e Cristo Rei que foram visitadas nos dias 15 a 22 de junho de 2008. As paróquias de Santa Mônica, São Marcos O Evangelista, São Benedito e Santa Isabel em Barão Geraldo que fazem parte do Segundo Bloco tiveram a visita de Dom Bruno de 3 a 10 de agosto de 2008.

Semana do Centenário
Reunir e Confirmar na Fé?


Todas as paróquias da Arquidiocese foram convidadas a iniciar a preparação da Visita Pastoral de Dom Bruno na primeira semana de junho mais exatamente de junho de 2 a 7 de junho de 2008 com a chamada Semana do Centenário e este foi o segundo passo, com algumas atividades sugeridas pela Diocese: preparação espiritual e conscientização da comunidade para a Visita Pastoral, celebrações, divulgação, convites, e-mails. A Forania providenciou faixas, cartazes, folders, noticias em jornais, sites, enfim promoveu grande divulgação do evento, da maior importância para toda a comunidade católica de Campinas. Nesta semana de oração cada paróquia da Forania recebeu a visita da Imagem da Imaculada Conceição para o bom êxito do evento. Foi inclusive composta uma oração especial para comemorar o centenário.


Oração do Centenário

 

Senhor, nosso Deus, Pai, Filho e Espírito Santo,
Nós Vos agradecemos pela Igreja que reunistes em Campinas


E conduzistes com amor ao longo de sua história centenária.
Nós Vos louvamos pelos Pastores que lhe enviastes,
Pela perseverança do povo nos caminhos do Evangelho
E por todo testemunho de vida cristã.
Abençoai e iluminai nossa Arquidiocese,
Fortalecei-nos na fé, animai nossa esperança e inflamai-nos na caridade;
Tornai-nos verdadeiros discípulos e missionários de Jesus Cristo!
Que o Espírito Santo nos conduza na missão;
O Evangelho transforme nossa cidade e nos ensine a partilhar,
Com generosidade e alegria, os dons recebidos.
Enviai Senhor, operários à Vossa messe!
Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós!
Todos os Santos e Santas de Deus, rogais por nós!

 


Celebrações da Palavra e Celebrações Eucarísticas



Assim no dia 1 de junho- Domingo houve a Missa de Abertura às 19h; no dia 2- Segunda Feira: Chamado à Santidade realizada pela equipe do Batismo; no dia 3- Terça Feira- Celebração da Palavra com a Equipe da Catequese; no dia 4, Quarta feira- Rito Penitencial com a equipe da Liturgia; no dia 5- Quinta Feira- Adoração ao Santíssimo com os Ministros da Eucaristia; no dia 6- Sexta Feira - Celebração da Solidariedade com as equipes de Solidariedade, Eventos e Pastorais de Enfermos e Partilha e finalmente no sábado às 19h- Missa de Encerramento da semana, com confraternização de todas as pastorais. A programação para os eventos da semana e os subsídios para as celebrações foram fornecidas pela Diocese.


Programa da Visita Pastoral 
de Dom Bruno


 


A visita teve inicio com uma missa celebrada por Dom Bruno na paróquia Nossa Senhora do Rosário no dia 15 de junho de 2008 com a presença dos padres Di Roberto di Lascio e padre Norberto e prosseguiu com a visita do arcebispo no dia 16, segunda feira à igreja São Paulo Apostolo, para avaliar o relatório da Palavra; dia 17 à Igreja Nossa Senhora do Rosário, para Administração; dia 18 à Igreja de Cristo Rei, para tratar do tema da Caridade; dia 19 à Igreja Nossa Senhora das Graças, para avaliar a Liturgia; no dia 20 à Igreja Nossa Senhora de Lourdes para discutir o relatório referente à Coordenação. Houve visitas de Dom Bruno nas manhãs e tardes a todas as paróquias para a verificação dos livros da secretária e uma reunião especial com as Catequistas da Forania sábado das 17.30h às 19h na Paróquia Cristo Rei. E a visita de Dom Bruno ao Primeiro Bloco da Forania Nossa Senhora do Rosário terminou com Missa na Igreja Nossa Senhora de Lourdes. Abaixo o programa detalhado, as paróquias e seus respectivos párocos e a Comissão da Visita Pastoral que coordenou os trabalhos e elaborou o Relatório Final.


 

Comissão da Visita Pastoral

 

Vigário Forânico Padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio
Coordenação: José Batista de Carvalho Filho - Paróquia N. Senhora das Graças
Comunicação: Cônego Luiz Carlos da Fonseca Magalhães
Secretárias: Maria Emília Pincke Coutinho Julião - Paróquia São Paulo Apóstolo
Zelinda Helena Martins Pereira - Paróquia São Marcos, o Evangelista


Membros

Alice Abramides Paróquia N. Senhora de Lourdes
Arlete B. M. Zermo Paróquia Cristo Rei
Benjamin Tannus Paróquia São Paulo Apóstolo
Cleuza Aparecida da Silva Paróquia São Marcos, o Evangelista
Giuseppe Eduardo Zermo Paróquia Cristo Rei
João Augusto Curado Paróquia Nossa. Senhora do Rosário
José Maria Stocco de Miranda Paróquia Nossa Senhora do Rosário
José Roberto Barreira (Beto) Paróquia Santa Isabel
Maria Josefa Mansano (Zefa) Paróquia Santa Isabel
Maria Marta P. Ramalheira Paróquia de São Benedito
Vera Barbosa Paróquia Nossa. Senhora de Lourdes


 

Forania Nossa Senhora do Rosário
Paróquias , Comunidades e Párocos


Forania Nossa Senhora do Rosário


Vigário Forâneo
Padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio

Paróquias e Comunidades


Quase Paróquia Santa Mônica
Padre Fernando Venâncio

Paróquia Santa Isabel
Padre José Luís Araújo

Paróquia São Marcos, o Evangelista
Padre Luiz Roberto Teixeira Di Lascio
Vigário Forâneo

Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Padre Fernando Garavaglia, CMF

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Padre Paschoal Brazilino Canôas

Paróquia Cristo Rei
Cônego Luiz Carlos da Fonseca Magalhães

Paróquia São Paulo Apóstolo
Dom Mauro de Souza Fernandes, OSB

Paróquia São Benedito
Padre Norberto Tortorelo Bonfim

Paróquia Nossa Senhora das Graças
Padre Pedro Piacente

 


postado em Artigos

Veja outros textos do Autor

Como usar o Sangue Redentor de Cristo

A conversão passa pela cruz

A importância da Missa e da Eucaristia

Páscoa é Passagem para a Vida

Visita a Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Visita a paróquia de Cristo Rei Dia 18 e junho de 2008

Visita de Dom Bruno a Paróquia de São Paulo Apóstolo

Visita de Dom Bruno a paróquia Nossa Senhora das Graças

Visita a paróquia de Nossa Senhora de Lurdes

Encerramento da visita pastoral de Dom Bruno

É possível batizar as crianças abortadas

Encontro com os Catequistas na Paróquia Cristo Rei

E Deus criou o Paraíso (I)

Biomas do planeta e biomas brasileiros (II)

Cultivar e guardar a criação (III)

Olhando nossas origens nossos biomas ( IV )

ERRO